As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e o Setor de Saúde
5 de agosto de 2020Quando começamos a envelhecer?
24 de agosto de 2020A gestação não é um evento somente da mulher, a paternidade começa na descoberta da gravidez.
O prazer de estar ao lado da companheira na gestação, parto e puerpério é o que traz maior quietação, a troca de confiança é algo sublime. O nascimento de um filho é único, além do imaginado.
A cada parto nasce uma família, a cada nascimento uma nova história, vidas que se entrelaçam, se confiam e se adoram. O vínculo da figura paterna se inicia ainda no útero. O Pai deve se capacitar, frequentar cursos de gestantes, preparar para o parto e amamentação. Desta maneira poderá apoiar, ajudar e aliviar a dor da parceira durante o trabalho de parto e pós parto.
O filho deve ter o acompanhamento do pai em sua rotina e em seu mundo, iniciando no pré-natal e continuando nos cuidados ao bebê. A realização de massagens, apoio e encorajamento a mãe durante amamentação são fundamentais. Embalar, conversar, cantar e contar histórias aumenta a confiança e estrutura uma relação duradora entre pai e filho.
O envolvimento do pai é essencial, buscar se informa e saber a qual profissional recorrer, é a melhor maneira de se preparar para a chegada do bebê.
SER PAI É SER PRESENTE!
Autora: Júnia Marise de Miranda – Enfermeira obstetra, consultora em amamentação, instrutora em Shantala e Ofurô.