Como se preparar para a amamentação? – AvantMed
Precisamos falar sobre Suicídio
10 de setembro de 2020
Felicidade x Empatia x Longevidade
5 de outubro de 2020
Precisamos falar sobre Suicídio
10 de setembro de 2020
Felicidade x Empatia x Longevidade
5 de outubro de 2020
Exibir tudo

O nascimento do bebê é um momento esperado e de muita felicidade para a maioria dos casais, porém vem acompanhado de insegurança e medo, principalmente na hora da amamentação.

Durante nossa vivência profissional na maternidade da Fundação São Vicente de Paulo, em Capelinha- MG, notamos a insegura e o despreparo das mães e/ou da rede de apoio ao se depararem com a amamentação. Os mitos sobre a produção do leite, leite fraco, formato do seio, dentre outros questionamentos, são fatores que levam ao desmame precoce e à introdução de fórmulas, muitas vezes desnecessárias. O cuidado com o enxoval, a decoração do quarto, o chá de bebê e o parto parecem mais importantes do que a lactação. A maioria dos pais não se preparam para o aleitamento materno exclusivo e não sabem a qual profissional recorrer.

É indiscutível que o leite materno é o melhor alimento para o bebê. Então, informação de qualidade é a maneira viável de se preparar e um profissional especializado é imprescindível para evitar sofrimento e desmame prematuro.

A consultora de amamentação tem o papel de orientar e assistir o binômio mãe/filho e a rede de apoio, tanto durante a gravidez quanto no pós-parto. O objetivo desse(a) especialista é auxiliar no aleitamento materno, propondo soluções de problemas que possam surgir durante as mamadas, tais como: dor, fissura de mamilo, bico invertido, obstrução de ductos mamários, pouca produção de leite, ingurgitamento (mama muito cheia), mastite entre outros.

Amamentar não é uma tarefa fácil, é um processo de muita dedicação da mãe/rede apoio, entretanto se essa família estiver preparada, vivenciarão esse momento de forma tranquila e eficiente, fortalecendo o vínculo afetivo.

Diante desse cenário, a AvantMed, pensando em melhor atender seus clientes, oferece profissionais habilitados nessa área e que nunca param de ampliar seus conhecimentos, no intuito de estabelecer vínculo e confiança, por meio da escuta sem julgamento, da orientação sem pressionar, contribuindo assim, com o sucesso na amamentação. Esse e outros serviços são oferecidos por enfermeiras experientes e capacitadas, buscando a excelência em todos os atendimentos.

Autoras:
Alessandra Lino Barbosa – Enfermeira Instrutora em Shantala e Ofurô.
Junia Marise de Miranda- Enfermeira Obstetra e Consultora em Amamentação.