A gestação é um período de muitas alterações na vida da mulher, e para isso, é preciso preparar o corpo para se adaptar a essa nova fase com equilíbrio. Tais mudanças podem gerar dores, desconfortos e limitações em suas atividades de vida diária, como câimbras, falta de ar, inchaço e dor lombar.
A Fisioterapia Obstétrica assume um importante papel em todo esse processo, auxiliando a gestante através de exercícios de consciência corporal e perineal, alongamentos, respiração, relaxamento e fortalecimento de músculos específicos que ficam sobrecarregados durante a gestação. Além disso, é realizado um preparo de toda musculatura do assoalho pélvico, evitando incontinência urinária e colaborando para o parto normal. Tudo isso faz com que a gestante viva essa fase com melhor qualidade de vida e se prepare para o parto. Dentre alguns benefícios estão:
1. Melhora postura e dores da gravidez:
Uma grande parte das gestantes sentem dor lombar ou dor pélvica durante a gravidez, principalmente no segundo trimestre. Com o crescimento do útero e o aumento de volume de sangue, o centro de gravidade da mulher se desloca e a gestante precisa se inclinar para trás para se equilibrar, causando dores nas pernas e na coluna lombar.
2. Reduz as câimbras:
As câimbras ocorrem devido ao esforço que o corpo precisa fazer para suportar todas as mudanças, principalmente o peso que aumenta cada vez mais. É bastante comum em todo o período gestacional.
3. Reduz o inchaço:
O inchaço na gravidez é causado pela retenção de líquido. A drenagem linfática manual ajuda a resolver esse problema e a gestante passa a se sentir mais leve.
4. Fortalece e alonga o assoalho pélvico:
O assoalho pélvico é uma rede de músculos que sustenta o útero, a bexiga e o intestino e ela fica sobrecarregada durante a gravidez. Seja parto normal ou cesariana, é importante preparar essa musculatura para evitar disfunções, como a incontinência urinária, e fortalecer a região em preparação para o parto.
5. Prepara a mãe para o momento do parto:
No terceiro trimestre de gestação, a fisioterapia obstétrica atua no trabalho de parto, com exercícios que simulam o parto. Exercícios respiratórios e de relaxamento são ensinados, garantindo que a mãe fique mais tranquila e segura em relação a esse momento tão importante.
Autor: Cyntia Amaral Godinho (Fisioterapeuta)
Gostaria de compartilhar com vocês um artigo resultado de pesquisa durante o meu curso de…
As feridas crônicas são de difícil cicatrização, geralmente muito doloridas, apresentam edemas e infecções, o…