Você prefere Teleconsulta ou Teleinterconsulta?
12 de dezembro de 2018
Você prefere Teleconsulta ou Teleinterconsulta?
12 de dezembro de 2018

Estamos vivendo a quarta revolução industrial catalisada pela transformação digital. Com a Saúde não será diferente e a Telemedicina, certamente será uma das ferramentas de transformação e revolução na nova maneira de assistir o paciente.

Existem porém, vários equívocos no seu entendimento, tanto por profissionais de saúde quanto por pacientes. Para um correto entendimento precisamos primeiro definir o que é Telemedicina. Ela nada mais é do que uma ferramenta para assistência em saúde que usa alguma tecnologia de comunicação para permitir que profissionais de saúde e /ou pacientes, em locais diferentes, possam se comunicar para orientação, assistência e/ou diagnóstico.

Muito importante também é entender as modalidades síncronas e assíncronas, bem como a diferença entre Teleinterconsulta e Teleconsulta.

A modalidade síncrona é aquela que ocorre em tempo real, ou seja, os envolvidos estão se falando ao mesmo tempo usando algum canal como um telefone, videochamada, etc. Já a modalidade assíncrona é aquela onde os envolvidos conversam em “tempos diferentes”, como por exemplo, email, sms, whattsapp, etc.

Apesar de nomes parecidos e com frequência confundidas, Teleconsulta e Teleinterconsulta são bem diferentes. Ambas são uma forma de telemedicina, mas na teleconsulta o profissional de saúde conversa diretamente com o paciente para fazer seu atendimento, enquanto na Teleinterconsulta existe um profissional de saúde de cada lado do canal de comunicação usado, trocando informações sobre o paciente para melhor condução do caso, permitindo que especialistas de referência possam orientar e ajudar médicos do interior ou não especialistas no problema em questão.

Agora que você já conhece algumas definições da Telemedicina, já parou para pensar quantas vantagens poderia ter ao ser atendido pela telemedicina?

Leia o nosso texto onde falamos de vantagens, desvantagens e aprofundamos sobre a diferença entre teleconsulta e teleinterconsulta.

Autor: Marcone Cordeiro Macedo Maciel (Médico- Pós Graduando em Informática em Saúde pela UNIFESP)