Entenda o que é Home Care
21 de novembro de 2020
O amor além da dor
16 de dezembro de 2020
Entenda o que é Home Care
21 de novembro de 2020
O amor além da dor
16 de dezembro de 2020
Exibir tudo

A figura do médico examinando um paciente em sua casa, próximo ao leito, tornou-se imagem emblemática no imaginário coletivo, como foi retratado pelo pintor inglês Luke Fildes (1843-1927) em seu quadro “O Médico”.

Numa época em que a medicina não dispunha de tantos recursos tecnológicos a figura do médico era muito mais voltada ao atendimento familiar focado na observação, na entrevista, na observação do paciente como um todo, dos sinais e sintomas até a observação do ambiente em que se encontravam.

O vínculo entre médico, família e paciente era essencial ao tratamento e aderência de tratamento dos enfermos, era peça chave e imprescindível dado às limitações da época.

Com o advento da tecnologia, a massificação da produção de bens de consumo e serviços, a cultura do pronto socorro e o grande influxo de profissionais da área da saúde, aumentou se muito as facilidades diagnósticas e o acesso à saúde, de forma que as visitas domiciliares ficaram em segundo plano, deixaram de ter importância e se limitam hoje em dia apenas ao campo da saúde da família.

Mas por que não voltarmos a esse modelo mais humanizado, mais integralizado, centrado na figura do paciente e no ambiente em que este se insere? Neste ano de 2020 estamos vivendo a triste pandemia pelo Sars-Cov-2, que nos levou a repensar toda essa larga escala de globalização, aglomeração e consumo desenfreado, oque trás de volta dos anos áureos da medicina a figura do atendimento médico em casa, não só por oferecer um menor risco de adquirir o coronavirus como também por voltar a fortalecer a base da medicina que é a relação médico paciente.

Um pediatra pode além de atender recém nascidos e realizar puericultura em casa, tratar e cuidar de enfermidades que não requerem internação complexa, como também acompanhar crianças em fase de convalescença ou de cuidados paliativos, observando a criança e seu ambiente para também orientar melhoras nesta relação, bem como para prevenção de acidentes ou redução de riscos ambientais (alérgenos, riscos de acidentes domésticos, estímulos nocivos, etc…)

Agende a visita domiciliar com o pediatra, e tenha a segurança e o conforto de um médico em sua casa.

Autor: Luiz Henrique Laguardia Rocha médico Pediatra da AvantMed.